segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Projeto

PROJETO
Título:Ética e Educação fiscal
Tema:Despertando a Consciência em relação Educação Fiscal na Comunidade Escolar
Autores do Projeto:
Ester Rosa Gomes Moraes
Gilvânia Almeida Silva Miyazaki
Rosemari Pereira de Goes

"Se é verdade que a educação não pode fazer sozinha a transformação social,
também é verdade que a transformação não se efetivará e não se consolidará
sem a educação."
Paulo Freire


Justificativa:Esse projeto visa o despertar no educando a importância do desenvolvimento da consciência sobre educação fiscal de forma ética e democrática,contribuindo para o pleno exercício da cidadania com vistas á justiça e ao bem comum.Partindo de um pressuposto que ser cidadão é aprender a agir com responsabilidade e respeito despertando assim no discente a consciência da preservação e valorização do Patrimônio Publico, já que os bens públicos são custeados pelos impostos que pagamos.
OBJETIVO GERAL:
• Preparar a população escolar e a comunidade para a ação de cidadania de acompanhamento da utilização dos recursos advindos da arrecadação tributária, através de observação, reflexão e sensibilização.

Objetivos Específicos:

-Divulgar o projeto para os envolvidos;
- Debater os temas relacionados a educação fiscal;
- Criar artigo de opinião sobre a importância da contribuição de impostos pelo cidadão;
-Trabalhar notas fiscais, seja as comuns ou eletrônicas,  visando o aprendizado dos itens constantes nas mesmas;
- Exposição no pátio da escola para divulgação do Projeto;
 -Divulgação da nota fiscal Paulista;

-Desenvolver a consciência crítica do aluno para a formação de uma sociedade capaz de exercer o controle social.



Público – alvo: Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

• Educação Fiscal no Contexto Social: aborda as diretrizes do Programa, seus objetivos e abrangência, no contexto da educação fiscal e da educação pública;
• A Relação Estado e Sociedade: suscita temas relativos à organização da vida em sociedade e suas implicações na garantia do estado democrático de direito e da cidadania;
• Função Social dos Tributos: suscita temas relativos à organização da vida em sociedade e suas implicações na garantia do estado democrático de direito e da cidadania;
• Gestão Democrática dos Recursos Públicos: evidencia temas relativos ao orçamento, ao compromisso social e fiscal do gestor público e ao exercício do controle social.


ESTRATÉGIAS
• Favorecer a construção do conhecimento sobre a Legislação e Educação
Fiscal através de pesquisas nas salas de informática através de sites recomendados pelos professores autores do projeto,vídeos ou outros meios para a
aquisição das informações necessárias para o desenvolvimento de ações
pedagógicas centradas na realidade da comunidade escolar;
• Possibilitar que o trabalho sobre Educação Fiscal na Unidade escolar,
leve a conscientização e a mudança de comportamento social, através da
prática da vivência cidadã.

 METODOLOGIA
O Projeto será desenvolvido em sala de aula pelas professores  autoras desse projeto nas disciplinas de Matemática e Arte.

AVALIAÇÃO
 O Projeto será avaliado através  da elaboração de cartazes ,folder,artigo de opinião,apresentação de PPT,seminários,Teatro ,parodias que será apresenta a toda a comunidade escolar.

Referências Bibliograficas:

 











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